Blog Saberes

"Tenho pensamentos que, pudesse eu trazê-los à luz e dar-lhes vida, emprestariam nova leveza às estrelas, nova beleza ao mundo, e maior amor ao coração dos homens"

Fernando Pessoa




segunda-feira, 19 de julho de 2010

Olhar africano - Wangari Maathai

Estou veiculando este texto, não somente por considerar relevante a divulgação das causas defendidas por mulheres negras, mas pelo seu contexto, já que o mesmo também atende às recomendações da lei No 10.639, de 9 de janeiro de 2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". 
A princípio fui atraida pela beleza desta mulher cujo o sorriso lembrou-me minha mãe, cuja história também se entrelaça à força e à coragem em sua breve passagem pelo mundo. Mas isto é assunto para outro momento; fiquemos com Wangari Muta Maathai.





Wangari Maathai



Wangari Muta Maathai é uma ativista política do meio-ambiente, nascida em Nyeri , cidade do Quénia, situada na província Central , em 1 de abri de 1940.
Foi agraciada com o Nobel da Paz de 2004, por "sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, democracia e paz", tornando-se a primeira mulher africana a receber o prêmio.
"Maathai permanaceu corajosamente contra o antigo regime opressivo no Quenia", o Comitê Nobel Norueguês anunciou em uma declaração como a vencedora do Nobel da Paz de 2004. "Suas formas de ações únicas contribuíram para chamar a atenção a opressão política - nacional e internacionalmente. Ela serviu como uma inspiração para muitos na luta por direitos democráticos e tem especialmente encorajado as mulheres a melhorar sua situação.
Fonte : Wikipédia

Um comentário: