Blog Saberes

"Tenho pensamentos que, pudesse eu trazê-los à luz e dar-lhes vida, emprestariam nova leveza às estrelas, nova beleza ao mundo, e maior amor ao coração dos homens"

Fernando Pessoa




domingo, 18 de julho de 2010

A Pedagogia no contexto organizacional

O profissional de Pedagogia vem tendo seu campo de atuação bastante alargado nos últimos tempos em face às novas demandas de crescimento e modificação do perfil empreendedor das grandes e médias empresas, que têm o intuito de acompanhar as transformações sociais e ideológicas do mundo.
A formação deste profissional está baseada na construção do conhecimento a cerca do desenvolvimento humano, de como se processa os seus esquemas cognitivos e na compreensão da relação existente entre o indivíduo e o meio. Esta aprendizagem sempre esteve direcionada para criação de estratégias para mediar e facilitar aprendizagem de outros indivíduos, agora vem sendo utilizada nas instituições e organizações empresariais com a finalidade de diagnosticar e sanar dificuldades nos vários setores.
A intervenção do profissional de pedagogia se dá efetivamente junto aos indivíduos participantes do funcionamento das organizações. Seu objeto de investigação é o material humano que por sua vez, poderá influenciar tanto nas instalações como nos procedimentos utilizados pelas empresas, que se utiliza do setor de recursos humanos para mediar esta relação, de modo a atingir os objetivos sejam eles lucrativos ou não.
A partir de palestras, dinâmicas, workshops realizadas com a mediação direta de um(a)
pedagogo(a), informações e orientações podem ser oferecidas para que
os indivíduos,
em questão, possam construir uma idéia de participação,
satisfatória tanto para as empresas, como para o(a) próprio(a)
funcionário(a), que terá acrescida a motivação necessária para o desempenho de suas funções.
A questão de gênero que se observa dentro deste campo, se mostra extremamente favorável à inserção da mulher no mundo do trabalho uma vez que, a pedagogia sempre foi considerada uma profissão genuinamente feminina. Por outro lado, também se pode observar a desmistificação deste juízo, uma vez que vem tornado-se uma profissão interessante também ao público masculino, que busca empreender no mundo dos negócios buscando um perfil voltado para questões psico-sociais.

MCândida (em ativ. de EPPO
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário